Quem sou eu

Minha foto
Apenas um menino que gosta de escrever sobre o que sabe e o que pensa. Sobre sonhos conscientes e inconsciente. Sobre a vida em geral e sobre uma vida distinta. Não sou como uma caixa, tenho vários lados, alguns desconhecidos até por mim.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Clube do Beijo - Márcia Kupistas

Em reuniões secretas mensais, sete amigas se reúnem para falar sobre beijos, encontros, paixões e amassos comuns às adolescentes. O passaporte para fazer parte do clube é já ter beijado antes. E, no regulamento, duas regras fundamentais; sinceridade absoluta para compartilhar todos os detalhes com as amigas, com direito a ranking dos melhores e piores beijos; e sigilo absoluto fora dali. Débora, Sarah, Penélope, Angélica, Bia, Rita e Maria Fernanda não poupam os meninos quando julgam os beijos.  As divertidas reuniões ganham importância ainda maior na vida das garotas quando elas decidem fazer um refém no Clube. Depois de tentar espionar a turma, o curioso Pica-pau é preso e obrigado a contar para elas informações fundamentais sobre o universo masculino. Pica-pau paga o resgate com histórias engraçadas e secretas sobre o comportamento masculino. O encontro inusitado transforma a noite em uma aventura de autoconhecimento para toda a turma.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Persépolis - Marjane Sapati

Conta a história de uma iraniana, Marjane.O livro se passa em meio à história do Irã contemporâneo através da vida de uma criança com grandes ambições, como por exemplo, ser a última profetisa da galáxia, para assim salvar o mundo. Ela e sua família sofreram com a revolução islâmica. Querida pelos pais, cultos e modernos, e adorada pela avó, ela acompanha avidamente os acontecimentos que conduzem à queda do xá e de seu regime brutal.
A infância de Marjane é marcada pelas figuras de familiares que lutaram contra o sistema dominante. Ela só tinha nove anos, quando vê as revoluções libertarem os prisioneiros dos calabouços do regime do Xá e acabarem por levar à queda da monarquia, revoluções que contaram com a participação dos pais. A derrubada da monarquia levou à chegada ao poder da República Islâmica. A mesma ataca a maré revolucionária que derrubou o Xá. Anoush, o tio de Marjane que fora libertado das prisões do Xá pela revolução, é novamente preso. Marjane visita-o na prisão na noite anterior à sua execução. Ele fala-lhe da sua convicção na vitória final do proletariado, esse fato é marcante na sua vida; nesse episódio ela se enfurece com o Deus que ela imagina, personagem que aparece em momentos difícieis ou incertos. Se deus representa a luta de Marjane para compreender a realidade, a sua Avó representa o papel da experiência e ela é uma importante presença colorida ao longo do filme, cheia de experiência, mas alegre e bem-humorada, sendo um sustentáculo para a vida de Marjane. Ela, ensina Marjane a preservar a sua integridade. Sempre que Marjane vira as costas aos seus valores por fraqueza ou medo, a Avó enfatiza a importância da perseverança nos princípios de uma pessoa, uma vez que ela viu e sabe que os seres humanos, mesmo na mais difícil das situações, têm escolhas. Claramente, Marjane não é uma criança iraniana comum, seja por seu espírito revolucionário, ou por vim de uma família intelectual com uma existência confortável.
Na Europa Marjane não encontra a realidade que exatamente gostaria, já que começa a morar em um internato de freiras,e encontra algumas dificuldades na adaptação a vida na Europa, já que esta distante da sua família e do seu país. Na Europa tem as suas primeiras experiências amorosas, as quais se mostram decepcionantes para ela posteriormente. Devido ao seu espírito revolucionário e rebelde, na escola acaba se identificando com jovens que procuravam um estilo de vida contestador dos modelos tradicionais. Principalmente devido ao seu espírito rebelde acaba passando por dificuldades econômicas e sociais. Em viena, com coração desfeito, a solidão e a nostalgia tornam a vida tão difícil para ela que decide voltar ao Irão – o Irão de 1988, após o massacre de presos políticos pelo regime, depois da guerra com o Iraque. Diante da situação do país e das frustrantes situações que enfrentou na Europa, Marjane entra em um retraimento emocional que a faz ficar absorta. É nesse momento que “Deus” com Marx para mostrá-la que a vida continua. A partir daí volta à ativa, decidindo entrar na universidade. Seu espírito revolucionário e contestador a acompanha aonde quer que se encontre; assim não é diferente na universidade, onde defende os direitos femininistas mesmo sendo rechaçada pelo regime. Assim, por meio de atitudes simples, mais expressivas, Marjane mostra o seu espírito revolucionário que também conduzia o seu tio. Devido a esse espírito seus pais a mandam novamente para Europa, depois de intercorrências como a separação do casamento. Vai levando consigo o seu povo para depois alcançar os entranhamentos ideológicos do seu país através da sua arte.

Amanhecer - Stephenie Meyer

Bella e Edward se casam. Na Lua de mel deles, ele acaba fazendo alguns hematomas nela na primeira noite dos dois, e garante que não voltará a acontecer antes dela ter se transformado em vampira. Ele tenta distrai-la ao longo dos dias, mas ela o pressiona, pedindo que façam novamente, o que acontece. Mas depois disso Bella engravida. Sabendo que o feto é meio-vampiro e está sugando o sangue da Bella, ele tenta convencê-la á fazer um aborto, mas ela não aceita e pedindo ajuda de Rosalie para protege-la. Quando a criança nasce, é chamada de Renesmee Carlie Cullen, uma mistura dos nomes: Renée, Esme, Carlisle e Charlie. Renesmee é um ser meio-vampiro-meio-humana capaz de transmitir seus pensamentos ao tocar em qualquer pessoa. Após o parto, Edward salva a vida de Bella, transformando-a em vampira, quando ela quase morre. Edward demonstra estar extremamente impressionado com Bella, principalmente por ela ter se tornado uma vampira "controlada".
Por algum tempo tudo permanece tranquilo, até que Irina (uma vampira "vegetariana" que vive com sua família em Denali, que são denominados "primos" dos Cullens), vê Renesmee, Bella e Jacob brincando na floresta e, tomada pelo ódio de vingança pelos lobisomens, por terem matado Laurent - um vampiro com quem teve um caso amoroso quando estava hospedado na casa dela - acaba denunciando Renesmee para os Volturi, achando que a criança havia sido transformada em vampira, o que é proibido. Alice Cullen tem a visão de Irina denunciando-os e acaba partindo com Jasper. Edward e sua família convidam alguns vampiros aliados para servirem de testemunhas e impedirem que matem a criança. Edward teme por Bella, mas com a ajuda de Eleazar, Zafrina e Kate (amigos da família), Bella descobre que tem poderes de proteção, conseguindo criar um "escudo mental" que impede que ataques mentais a afetem, algo que tinha mesmo em sua vida humana.
Durante a batalha, Bella protege a todos com seu campo, fazendo assim com que os Volturi tentem entrar em um acordo com os Cullens. Após ter sumido, no início de toda a confusão gerada em torno da vida de Reneesme, Alice Cullen retorna a Forks trazendo outro ser meio-vampiro-meio-humano, provando aos Volturi que Renesmee não é perigosa, e a batalha se encerra. Mais tarde, após todos os amigos dos Cullen terem partido, Bella, Edward e Renesmee retornam a sua casa e lá Bella consegue mostrar a Edward o que está em sua mente, afastando o "escudo mental" de sua cabeça e permitindo que Edward leia suas memórias. As principais memórias são das experiências vividas pelos dois.

Eclipse - Stephenie Meyer

Um exército de vampiros “recém-nascidos” está à solta nas ruas de Seattle, uma cidade  perto de Forks, e Edward está mais alerta que nunca. Enquanto os Cullen vêem este problema como uma desculpa para receberem uma visita dos Volturi, Bella preocupa-se mais em escolher a sua amizade com Jacob Black (permanecendo humana, mas entregue ao castigo dos Volturi por ser a única humana a saber sobre a existência de vampiros) ou o amor que sente por Edward (sendo transformada em vampira e não sendo castigada pelos Volturi) e originar uma batalha entre lobisomens e vampiros, pondo a sua nova família e os seus antigos amigos em risco. Enquanto isso, Edward pede Bella em casamento, que aceita seu pedido. Bella descobre que Victoria é a criadora dos novos vampiros (ela quer se vingar de Edward por ter matado James, seu companheiro. Já que Edward o matou, ela pretende matar Bella) e uma batalha para proteger a adolescente começa. Bella se sente confusa com os novos sentimentos que surgem dentro de si, o amor de Jacob Black que vem a ser uma dúvida e o medo da pós-transformação. Os lobisomens aliam-se aos Cullen (que antes eram inimigos mortais) e Victoria é morta por Edward. Os Volturi aparecem mas eles confiam em que Carlisle vai transformar Bella em vampira.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Crepúsculo - Stephenie Meyer

Isabella Swan, de 17 anos, nunca tentou ser como os outros jovens da sua idade. Sendo uma jovem extremamente responsavel, tímida e reclusa dentro de si mesma, ela muda-se da grande e quente cidade de Phoenix para Forks, uma chuvosa e nublada vila do interior, tão pequena que quase todos os habitantes se conhecem. É ali que Bella irá morar com seu pai e é na sua nova escola que ela conhece os Cullen, cinco intrigantes jovens de uma extrema beleza. É neste mistério que caracteriza a família, que Bella vê-se envolvida com Edward Cullen, jovem pálido e de cabelos cor de bronze que mostrará um novo universo a Bella, transformando completamente o rumo da sua vida e deixando a sua história bem mais emocionante. O que Bella não sabe, é que quanto mais se aproxima de Edward, mais perigo cria tanto para si como para as pessoas que ela própria ama. É então que James, um vampiro viciado em caçadas se determina em matá-la, uma vez que não resiste ao cheiro do seu sangue. Mas o amor que une Edward e Bella é tão forte que consegue ultrapassar o desafio e James é destruido.

A Marca de Uma Lágrima - Pedro Bandeira

O livro a marca de uma lágrima conta a historia de Isabel, uma garota de 14 anos que se acha feia e gorda. Isabel é uma garota esperta, adorava escrever poesia, ela sempre tem resposta para tudo, uma garota muito inteligente. Tudo começa quando Isabel é chamada para uma festa de Cristiano, um primo que ela não vê desde a sua infância. Isabel não não queria ir para a festa, afinal, não via seu primo á muito tempo, tinha até esquecido. Mas por insistência de sua mãe ela acabou indo e chamou sua amiga Rosana para ir junto á ela.
Rosana era linda, Isabel se sentia inferior á ela, Isabel achava Rosana incrivelmente linda, perfeita, magra, com uma pele linda, ela se sentiu humilhada.
Então elas vão a festa, Isabel nem reconheceu Cristiano, mas logo se apaixonou-se. Cristiano deu um abraço em Rosana bem apertado, achando que era Isabel, depois que sua mãe falou pra ele que abraçou a pessoa errado, ele deu outro em Isabel, muito sem graça.
Rosana e Cristiano não se desgrudaram durante a festa, Isabel ficou muito mal com isso. Isabel começou a beber tudo que aparecia na sua frente, e foi para o jardim, com o copo na mão. Isabel conheceu Fernandoque logo se apaixonou por ela, só que Isabel nem queria saber dele, dava respostas a tudo que ele falava, desprezava. Isabel já estava bêbada caída no jardim, então um rapaz chegou, colocou Isabel entre seus braços e deu-lhe um beijo doce e quente, que fez Isabel pensar que era Cristiano, mas ela só foi saber que foi Fernando no final.
Depois dessa festa, Cristiano conta a Isabel que está super apaixonado por Rosana, e pede ajuda pra namorar com ela, Isabel não sabia o que fazer, ajudou os dois, escrevia cartas e cartas, ajudava Cristiano com Rosana, e Rosana com Cristiano. Ela estava perdida.
Um tempo depois, Isabel e Cristiano foram entrar na sala da secretaria mas ninguém abria, as janelas estavam fechadas e a porta estava trancada. Ninguém respondia. Brucutu, o segurança, arrombou a porta. E ali estava a diretora. Morta caída no chão. Quando chegou a policia foram fazer a perícia. Ela tinha se envenenado com Lina marina. Não havia motivos para ela se suicidar. Com a morte da diretora, Olga assumiu a diretoria da escola. No entanto Isabel não se conforma com a possibilidade de suicídio e resolve investigar. Ela e Fernando. Pensando porque a diretora se suicidará. Depois de muita investigação constatou que a diretora não havia se suicidado e sim que havia sido envenenada. Ela ligou para a professora Virginia e para Fernando para contar quem havia matado a diretora. Chegando lá a professora Virginia ofereceu uns bombons, os mesmos que ofereceu á Olga. Como estava muito nervosa já havia tomado 2 comprimidos de calmante. Com os bombons, Isabel desmaiou. Acordou um pouco depois com o vulto de Virginia. Confessando o crime ela deu uma injeção em sua cabeça. Isabel desmaiou novamente. Muitos achavam que estava morta. Quando acordou, sua mãe contou que um rapaz havia a salvado. Teria quebrado uma garrafa na cabeça da professora antes de ela aplicar a injeção. Era Cristiano. Ele havia ligado para os médicos quando ela desmaiou na primeira vez e agora novamente a salvou. Quando saiu do hospital teve uma enorme surpresa.
Cristiano havia descoberto que ela era que escrevia aquelas cartas para ele e não Rosana. Eles tinham acabado. Foi correndo aos braços dele e por um momento ela se sentiu a mulher mais feliz do mundo. Mas como Cristiano iria salvar Isabel se nem sabia do acidente? Fernando era seu herói, que havia a salvado. Então Isabel descobriu que era Fernando de quem ela gostava de verdade.